“À Conversa no TCA Sul”, 12 de janeiro

Realizou-se no TCA Sul, no dia 12 de janeiro, na Sala de Sessões, o primeiro encontro integrado no ciclo de eventos a que se deu o título “À conversa no TCA Sul”.  

Como o próprio nome sugere, estes Encontros são pautados por um formato mais informal, dirigido principalmente aos magistrados e colaboradores deste TCA Sul, com abordagem de temáticas não exclusivamente jurídicas e em que se promove a abertura do Tribunal à participação de personalidades relevantes da sociedade portuguesa.

O tema para a “conversa” inaugural foi “A justiça tributária e os seus impactos na economia e nos cidadãos” e foram convidados a Dra. Conceição Gomes [investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Coordenadora Executiva do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa e da Unidade de Formação Jurídica e Judiciária, com larga e reconhecida experiência no contexto das relações sócio legais e da “governance” do sistema judiciário] e o Dr. António Lobo Xavier [advogado, administrador e consultor de empresas nacionais e multinacionais ligadas aos setores financeiro, das telecomunicações e indústria, presidente da Comissão de Acompanhamento de Reforma do IRC, membro do Conselho de Estado e, há mais de mais de quinze anos, comentador residente em programas semanais de debate político em televisão]. O debate, alargado a todos os participantes, foi moderado pela Vice-Presidente da Secção Tributária, Dra. Catarina Almeida e Sousa.