A Presidente do Tribunal Central Administrativo Sul, Juíza Desembargadora Tânia Meireles da Cunha, participou nas comemorações dos 50.º aniversário da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, que se assinalou no dia 13 de dezembro de 2025, com uma sessão solene no Supremo Tribunal de Justiça.
Os trabalhos foram abertos pelo atual Presidente da ASJP, Juiz Desembargador Nuno Matos, e contou com as intervenções do Presidente emérito do Supremo Tribunal de Justiça e Presidente emérito da Associação, Juiz Conselheiro Noronha do Nascimento, e do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Juiz Conselheiro Cura Mariano. O Secretário de Estado e da Justiça, Gonçalo da Cunha Pires, em representação da Ministra da Justiça, também dirigiu algumas palavras aos magistrados presentes no encontro, que teve ainda outros convidados ilustres.
História, presente e futuro de uma classe
A sessão passou em revista os cinquenta anos desta associação, com um filme intitulado “ASJP – 50 Anos ao Serviço dos Juízes e da Justiça”, mas, falou-se, sobretudo, do futuro. Futuro da magistratura nacional, embora com uma visão ecuménica, à medida da globalização, já que a ASJP foi escolhida para receber a Reunião Mundial de Juízes no âmbito da União Internacional de Magistrados (UIM), que terá lugar em outubro do próximo ano.
O aniversário da ASJP serviu, assim, de introito, a um ano de 2026 preenchido de desafios, que vão da defesa dos Direitos Humanos e do Estado de Direito ao posicionamento do Juiz face à Inteligência Artificial
Programa da Sessão Solene do 50.º aniversário da ASJP.
