DESEMBARGADORA CATARINA ALMEIDA E SOUSA TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO TRIBUNAL CENTRAL ADMINISTRATIVO SUL

A Juíza Desembargadora Catarina Almeida e Sousa tomou posse, esta quarta-feira, 15 de maio de 2024, como Presidente do Tribunal Central Administrativo Sul, numa cerimónia presidida pela Juíza Conselheira Dulce Manuel da Conceição Neto, Presidente do Supremo Tribunal Administrativo.

Catarina Almeida e Sousa é a sétima Presidente Tribunal Central Administrativo Sul e a primeira mulher a assumir o cargo.

A Presidente do Supremo Tribunal Administrativo começou o discurso, precisamente, por destacar o “momento ímpar” e “pleno de significado” que representa esta investidura para o corpo de magistrados e funcionários do tribunal, reflexo de uma “jurisdição esmagadoramente feminina” que lidera.

“Há cinquenta anos nada disto seria possível”

Recordando que o acesso das mulheres à magistratura só se deu em Portugal em 1974, a Desembargadora Catarina Almeida e Sousa mostrou-se honrada por ter sido a primeira mulher a ser eleita Presidente do Supremo Tribunal Administrativo a conferir-lhe a posse. “Há cinquenta anos nada disto seria possível e imaginável”, disse, feliz por desafrontar uma frase ouvida da boca de um advogado quando ainda era estudante de Direito, e servir, assim, de exemplo de que os tribunais são, com propriedade, lugares para senhoras.

Para ler aqui: O discurso da Presidente do Tribunal Central Administrativo Sul na íntegra

Ao aceitar a missão conferida pelos pares, Catarina Almeida e Sousa, enalteceu o trabalho do Presidente cessante e Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Pedro Marchão Marques, servindo-lhe o legado de inspiração e modelo.

Ciente dos desafios que tem pela frente, Catarina Almeida e Sousa mostrou-se preocupada com o volume de pendências, que faz da morosidade da justiça um adamastor que atemoriza os tribunais e que obriga a uma distribuição de processos por juiz acima do razoável. A Presidente empossada prometeu, por isso, ser uma voz

Galeria da tomada de posse